Tem como objetivo a remoção de depósitos de gordura indesejados para melhorar a forma e contorno do corpo. O procedimento pode ser realizado em várias partes do corpo, como abdômen, coxas, quadris, braços e pescoço, entre outros. É importante ressaltar que a lipoaspiração não é um método de emagrecimento, mas sim uma forma de modelar o corpo e melhorar a proporção e definição dos contornos corporais.
Ao contrário do que muitos pensam, a Lipoaspiração não é feita para emagrecer, ou seja, perder peso. Ao contrário do que muitos pensam, a Lipoaspiração não é feita para emagrecer, ou seja, perder peso. O objetivo principal da cirurgia é remodelar o corpo, a partir da retirada (por aspiração) da gordura localizada e assim mudar o contorno corporal. A mudança na balança após a cirurgia não é tão grande quanto a aparente perda de peso que a paciente apresenta no pós-operatório. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções e a forma que a região corporal tratada apresentará em relação ao restante do corpo.
Os melhores candidatos para Lipoaspiração são pacientes próximos ao peso ideal, que possuem gorduras localizadas persistentes mesmo após tentativas de perda de peso. Pacientes com excesso de peso têm maior risco cirúrgico e possibilidade de excesso de pele pós-operatório, já que a Lipoaspiração não remove pele. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda limitar a remoção de gordura a aproximadamente 8% do peso corporal.
A Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção de gordura localizada para melhorar o contorno corporal. Já a Lipoescultura é um termo utilizado de maneira mais ampla e menos específica. Pode ser usado para descrever a lipoaspiração de várias áreas em uma única cirurgia, onde ocorre a remoção de gordura de diversas regiões. Além disso, em alguns casos, a lipoescultura também envolve a transferência da gordura removida para outras partes do corpo, por meio de enxertos, com o objetivo de remodelar e dar volume a essas áreas específicas.
As cicatrizes resultantes da Lipoaspiração são pequenas (3mm a 5mm) e posicionadas em áreas facilmente ocultáveis, como próximo aos pelos pubianos, dentro do umbigo ou no sulco Inter glúteo. A localização das cicatrizes depende da área tratada.
O tempo de retorno às atividades normais varia de acordo com o tipo e extensão da cirurgia, bem como a condição geral do paciente. A dor no pós-operatório é mais intensa no primeiro dia, mas melhora progressivamente nos 3 primeiros dias. Cirurgias menores com anestesia local permitem um retorno rápido ao trabalho, enquanto cirurgias maiores em áreas extensas exigem um período de repouso de aproximadamente 7 dias.
O resultado definitivo da cirurgia de Lipoaspiração é alcançado após vários períodos de evolução:
Embora sejam raras, algumas complicações podem ocorrer na Lipoaspiração, como hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose venosa profunda, sofrimento de pele ou acidentes durante a cirurgia. O seroma, que é o acúmulo de líquido na região operada, é a complicação mais comum em grandes Lipoaspirações. Em casos mais graves, é necessário realizar punções para drenar o líquido, solucionando o problema sem prejudicar o resultado. É importante destacar que complicações são mais frequentes em fumantes, sendo recomendável suspender o uso de cigarro por três semanas antes da cirurgia.
O tipo de anestesia utilizado depende da área a ser operada e do volume de gordura a ser removida. Pode variar desde anestesia local, local com sedação, peridural ou geral.
Varia de 12 a 24 horas, dependendo da extensão da cirurgia e do tipo de anestesia. Em alguns casos, o tempo de internação pode ser prolongado, dependendo da recuperação do paciente e da avaliação médica.
Estamos ansiosos para ajudá-lo(a)!
Copyright © Dr. Gustavo Figueroa | Todos os direitos reservados