A mastopexia é um procedimento cirúrgico que visa levantar e remodelar as mamas caídas ou flácidas, também conhecido como lifting de mama. É uma intervenção comumente procurada por mulheres que notam uma perda de firmeza e posição das mamas devido a fatores como gravidez, amamentação, variações de peso, envelhecimento ou predisposição genética.
O momento ideal para realizar a mastopexia pode variar de acordo com as circunstâncias individuais de cada paciente. Geralmente, é recomendado que a cirurgia seja realizada quando a paciente não pretende engravidar ou amamentar no curto prazo, uma vez que esses eventos podem afetar a forma das mamas.
Sim, essa combinação é conhecida como mastopexia com prótese (no caso do aumento) ou mastopexia com redução. A possibilidade de combinar diferentes procedimentos dependerá das características individuais da paciente e das recomendações do cirurgião plástico.
O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação.
As cicatrizes resultantes da mastopexia podem variar de acordo com a técnica utilizada. Em geral, as cicatrizes podem ser em forma de âncora (ao redor da aréola, na vertical abaixo da aréola e ao longo do sulco mamário) ou em forma de lollipop (ao redor da aréola e na vertical abaixo da aréola). A localização e extensão das cicatrizes dependerão do grau de queda (ptose) mamária e das características individuais da paciente.
O tempo de recuperação podem variar de paciente para paciente. Geralmente, é recomendado um período de repouso e evitação de atividades físicas intensas nas primeiras semanas após a cirurgia. O uso de sutiãs de compressão ou suporte especial pode ser recomendado pelo cirurgião plástico.
A mastopexia pode afetar a capacidade de amamentar, uma vez que as estruturas mamárias podem ser modificadas durante o procedimento. É importante discutir essa preocupação com o cirurgião plástico para entender as possíveis implicações e considerar a opção de adiar a cirurgia até que a paciente tenha concluído sua fase de amamentação, se for o caso.
O resultado da mastopexia é projetado para ser duradouro, mas o envelhecimento natural, a gravidade, as mudanças no peso corporal e a gravidez podem afetar a forma e a posição das mamas ao longo do tempo. No entanto, a cirurgia busca proporcionar uma melhora significativa na aparência das mamas, resultando em resultados de longa duração.
Sim, é possível obter resultados naturais e simétricos com a mastopexia quando realizada por um cirurgião plástico experiente e qualificado. O objetivo é criar uma aparência harmoniosa e rejuvenescida das mamas, levando em consideração as características individuais da paciente.
Estamos ansiosos para ajudá-lo(a)!
Copyright © Dr. Gustavo Figueroa | Todos os direitos reservados